- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- Sabia que Didi peitou Hitler?
Sabia que Didi peitou Hitler?
Um pouco de humor, um pouco de treta
— Cleiton, quero te contar um trem. Procê que não é desesperado
— Hmm
— Capotei o carro. Estamos bem, zero arranhões.
Esse foi um diálogo real, de quando minha amiga Gabi capotou o carro em uma viagem com o agora marido e me avisou logo que aconteceu.
Quando eu soube que eles não tiveram nenhum machucado, a primeira coisa que pensei foi:
Tá aí um casal fora da curva!
Já te adianto que se você achou um leve absurdo fazer piada assim, saiba que no mesmo diálogo a Gabi soltou essa pérola:

Outro dia eu estava em um show de comédia e escutei uma coisa que me deixou, no mínimo, curioso: existe uma esquete dos Trapalhões na qual o Didi é garçom em uma festa do Terceiro Reich, começa a fazer graça com a Eva Braun e acaba brigando com Hitler
10 minutos de vídeo envolvendo Didi e Hitler. Eu via muito Trapalhões na infância, tinha zero memórias sobre essa pérola! Claro, existem alguns absurdos no vídeo que não seriam boas piadas hoje. No entanto, há ouro ali.
A comédia permite que você crie piada em cima de qualquer fato. Assim como o drama e o romance permitem contextos similares. E se você duvida dessa parte do romance, a loja do Kindle Unlimited se resume a isso. Mas não quero desviar, foco.
Praticamente tudo o que você consome de entretenimento segue estruturas básicas. Uma boa piada, por exemplo, envolve três elementos: premissa, setup e punchline.
Premissa é o "ambiente" ou ideia principal. Por exemplo: "casais fora do comum em viagens".
Setup é a contextualização para criar o clima. Como "Um casal de amigos estava viajando de carro, foi virar à direita e capotou".
E punchline é a entrega da piada, a frase "de efeito". Na maior parte das vezes envolve uma inversão de expectativa. Outro exemplo: "E eu pensei: tá aí um casal fora da curva!"
Em histórias de aventura e romance já é muito comum seguir padrões como a Jornada do Herói. Tudo se resume a estruturas.
É curioso que minha namorada virou vegana há um bom tempo mas até hoje ainda gosta de frango assado.
Do meu ponto de vista, se você consegue criar entretenimento em cima de qualquer pessoa ou tema (sem atacar/prejudicar alguém), você consegue também elaborar formas diferentes de ensinar pessoas a fazerem qualquer coisa, usando elementos da indústria do entretenimento!
E a Tânia Bulhões, hein?
Enquanto o humor é uma baita ferramenta de entretenimento, a confiança é uma enorme ferramenta de marca, tanto que o recente caso da Tânia Bulhões deixou a imagem da marca mais trincada que uma xícara deles depois de uma quedinha.
Um erro grotesco foi presumir que o consumidor é idiota. Outros erros foram sendo cometidos ao longo dos anos e isso fez a marca achar que nada seria descoberto. Pra mim, um dos principais erros foi o seguinte:

A marca dizia que essa coleção é baseada nas antigas fazendas de Minas Gerais. Desde quando limão siciliano é tradição aqui em MG?
A vida deu limões e a marca fez uma cagada.
Já eu, fiz um episódio novo do Além das Boas Ideias contando como você pode evitar ciladinhas que acontecem quando sua marca cresce. E melhor ainda: revelei 3 elementos fortes para construção de uma marca ou produto altamente confiável.
Aprendizado recente:
“Em vez de sofrer por não seguir sua rotina ideal, pense em ser fiel à sua rotina possível”
Tomei essa pedrada na terapia após reclamar que tenho me achado muito indisciplinado nos exercícios e dieta. Por não conseguir rodar 100% do plano, o balde é chutado e nem 50% são tentados.
Então tá aí, melhor fazer o que cabe num dia comum sem se cobrar perfeição. Decidi levar isso para as gravações do podcast, escrita da news e também criação de palestras.
A sensação de conquista chega bem mais rápido.
Nada o impedirá de ser mais criativo do que o medo de errar.
Já ouviu meu podcast que aborda criatividade e comunicação? O Além das Boas Ideias é um programa quinzenal com episódios curtos e dicas práticas para transformar suas ideias em ação:
Se quiser trocar uma ideia, só responder este e-mail!
Nos vemos semana que vem ;)