- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- Você deveria aparecer mais
Você deveria aparecer mais
Por que esconder o que você faz de melhor?
"Aquela pessoa nem é tão boa assim e tá sempre aparecendo"
"Fulano só é bom no palco. Quero ver na vida real"
Esse é o tipo de frase que se você nunca disse, você talvez tenha escutado. Ou pensado. E talvez te incomode o fato de que pessoas não tão boas quanto você tenham mais espaço no mercado. Ou mais reconhecimento.
Poderia ser você ali.
Mas você não teve a oportunidade. Não teve o fator quem indica. Ou simplesmente não desenvolveu sua capacidade de se comunicar de forma persuasiva. A grande verdade é que resolvendo uma das causas, as outras começam a ficar mais fáceis.
Sempre que alguém comenta comigo sobre as duas afirmações ali no começo, eu pergunto: "então por que você não começa a fazer o que essa pessoa faz?". Nem é fazer melhor. É compensar o incômodo.
O autor Fred Miller diz que seu pior discurso ainda será melhor do que um discurso jamais feito.
Desenvolver as habilidades de falar em público não precisa, curiosamente, ser sobre ir a um palco ou se tornar youtuber.
Ao desenvolver sua capacidade de falar em público, você apresenta melhor suas ideias em reuniões. Você vende melhor seus projetos a um possível cliente. Você aprende a melhor forma de conseguir um feedback ou promoção no trabalho.
Ao incrementar sua capacidade de falar em público, você descobre como convencer, encantar e até dissuadir pessoas. E melhor de tudo: portas se abrem. Pessoas começam a te indicar, porque além de ser alguém que sabe o que faz, comunica bem. Como o fator quem indica se desenvolve, oportunidades surgem.
A cada dia que sua habilidade em comunicação não se desenvolve, aumentam as chances de alguém nem tão bom quanto você ganhar espaço.
No meu caso, falar em público me fez dar aulas e palestras em países que nunca imaginei. Peru, Colômbia, Argentina, México, Portugal, Espanha, Estados Unidos. Mas como eu comentei, você pode estudar essa habilidade e aplicá-la em outros contextos! Nos conteúdos em redes sociais, nas entrevistas de emprego, nos e-mails rotineiros.
Você nunca vai se arrepender de se comunicar bem. E se você manda bem numa área da vida, tem alguém por aí que vai aprender algo valioso mesmo com o pior de seus conteúdos.
Portanto, você deveria aparecer mais.
Mostre no que você é bom ou boa, opine, conte histórias. O mundo merece seu conhecimento.
E aí você começa a solucionar o problema daquelas duas frases no começo do texto. Pois se um padrão do seu mercado te incomoda e você não atua contra o incômodo, nada vai mudar.
Minhas dicas para você começar ainda hoje a desenvolver sua oratória e retórica:
Livro TED Talks
Seu eu do futuro vai gostar disso.