- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- Você tem ranço de quê?
Você tem ranço de quê?
O ódio pode te levar longe!
Semana passada eu vivi o caos: fiz um reels de 7 segundos zoando Legião Urbana e ele atingiu 1,5 milhões de visualizações.
Isso mesmo, um volume de visualizações equivalente à quantidade de moradores de Campinas. Também foram 73 mil likes, 1200 comentários, 43 mil compartilhamentos e INÚMERAS tretas nos comentários:

Esse de ser fã do Jota Quest eu achei ofensivo!
Ri horrores, fiquei desesperado com as notificações, vida que segue.
Já no domingo, um dos meus rappers favoritos cantou no Super Bowl! Vi o Kendrick ao vivo uma vez e é surreal, mas agora rolou um tchan: ele performou “They Not Like Us", música que ataca diretamente o Drake.
Ainda rolou uma participação da Serena Williams, que supostamente já teve um caso com Drake também.
Ali foi o prego na tampa do caixão.
Não é de hoje que o Kendrick Lamar destrói, mas essa treta com o Drake aumentou o alcance dele a nível absurdo, a ponto de tocar no Super Bowl mais visto de todos os tempos. Nada como a boa e velha intriga.
É incrível até onde nossa visão sobre o que tem há errado pode nos levar, você não acha?
Tá certo que eu só fiz um meme, não é como se neste momento meu teclado fosse banhado a ouro e 5 assistentes pessoais resolvessem minha vida.
Algumas opiniões ou pontos de vista geram entretenimento, outras geram posicionamento, e muitas geram alcance.
Recentemente (até falei sobre isso no último podcast), dei uma palestra abordando justamente formas de ganhar o respeito de sua audiência, e esse slide aqui foi amplamente fotografado…

“O melhor antídoto contra a pilantragem profissional é seu conhecimento".
Eis equação que ninguém te conta:
Alcance = Conhecimento × Coragem ÷ Medo de Cancelamento
Se você deseja qualquer destaque ou alcance, isso depende não só do que você sabe, mas também de como expõe o conhecimento ou opinião.
Ser tecnicamente competente não é diferencial, é o mínimo, e seu ponto de vista pode ser âncora em maré de superficialidade.
Conheço um tanto de profissionais que reclamam de charlatões digitais que soltam meias verdades ou mentiras completas. Esses profissionais, em vez de postarem o que pensam sobre a área que dominam, se calam.
O maior antídoto contra qualquer charlatão profissional é o seu conhecimento.
Quando a sua opinião está pública sobre um tipo de problema ou situação, agora as pessoas sabem que você não é só alguém que sabe técnicas: você se posiciona.
Posicionamento não é abraçar polêmicas ou buscar cancelamentos. Muito menos endeusar arquétipos.
Posicionamento é mostrar o que você gosta, o que não gosta, e aquilo que definitivamente é contra.
O vácuo de opinião é terreno fértil pra mentira. Seu silêncio não protege sua reputação - enterra sua possível autoridade.
Esse meme com Legião Urbana foi só uma zoeira, não tem nada de ensinamento nele. Agora, role os comentários. Todo mundo quer concordar ou discordar.
O Mundo não muda em nada depois que a gente expõe o que pensa. A gente não é tão importante assim. Mas algumas percepções externas certamente mudam.
E nada une tanto quanto o ranço.
Tenho novidades que não devem mudar sua vida: o podcast Além das Boas Ideias agora é quinzenal. Assim fica mais fácil produzir algo relevante e divertido! Já foram 9 episódios publicados até hoje. Que tal escutar algum deles e me contar o que achou?
Dentre hábitos que vão e voltam, a leitura aqui tem sido firme! Um livro que vejo como fundamental em tempos atuais: A Sorte Segue a Coragem (Cortella).
Por fim:
Se quiser trocar uma ideia, só responder este e-mail!
Nos vemos semana que vem ;)