- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- Que falta você vai fazer no mundo?
Que falta você vai fazer no mundo?
Vai que você morre amanhã!
O Cortella tem uma frase muito parecida com essa aí do título. Ele questiona que falta você faria se não existisse.
Eu acho que faria falta para algumas pizzarias.
Quando somos quem somos e expressamos isso, seja expondo nosso trabalho, vivendo nossa arte, falando o que pensamos e porque pensamos, isso marca, ainda que um pouco as pessoas.
Compartilhar quem você é deixa pedaços seus por aí, são sementes de memória plantadas em terreno compartilhado. Essas memórias que você vai plantar são valiosas.
Quando você se for, pessoas que vivem à sombra dessas árvores que você plantou se lembrarão da falta que você faz.
Até gente chata pode fazer falta! Se não fizer eu tô fodido.
Tenho tantos amigos e amigas mais inteligentes que eu, que não expõem nem entre amigos o que pensam. Acham que são irrelevantes. Escondem suas opiniões mais do que o Bolsonaro escondia o cartão de vacina.
Você não deveria calar sua própria voz e achar que o que você faz ou fala não é interessante. Sua história, por mais trivial que seja, pode ser a inspiração de alguém que vai crescer na carreira, no relacionamento ou simplesmente dar boas risadas.
Em algum momento de 2023 comecei a postar stories brincando com a frase “trabalhe enquanto eles dormem". Sempre que vou à academia, faço um trocadilho como esse aí:

Aí vem a coisa que acho engraçada. É só um trocadilho besta que eu faço, mas pelo menos 2x por semana alguém repete o trocadilho comigo. Isso é identificação.
Fale mais sobre você.
Existem grandes chances de você ser alguém que faz algo bem feito. Ou de você ter uma atividade que ama. Comente sobre isso, na roda de bar, num post de instagram, num vídeo que vai ter 20 views.
Tá achando que virei coach?
Nops.
Quanto mais você pratica falar sobre o que faz, o que ama, quanto mais você comentar sobre isso, ainda que casualmente, melhor fica sua contação de histórias. Melhor fica sua narrativa e talvez até sua oratória.
Nem precisa soltar isso para o mundo, pode ser em textos privados. Que seja em um diário, mas experimente mostrar quem você é.
As três moedas mais valiosas do mundo são tempo, atenção e confiança. Eu não sei comprar tempo, mas te garanto que storytelling e oratória facilitam muito o caminho da confiança e atenção.
É nisso que vamos focar a newsletter em 2024: compartilhar mais sobre contação de histórias e como isso faz com que você plante sementes de memória em infinitos terrenos.
Talvez até o suficiente para um dia, muita gente sentir sua falta.
Nos vemos semana que vem!