- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- O que a criatividade, a privada e a ansiedade têm em comum?
O que a criatividade, a privada e a ansiedade têm em comum?
Quem conectou tudo foi a ciência, não eu!
No livro "Hare Brain, Tortoise Mind", o pesquisador Guy Claxton explica que nosso raciocínio funciona meio que em duas velocidades.
Você tem pensamentos imediatos, e outros que vão se construindo "no background". Uma parte completamente lógica e outra mais de construção de repertório.Neste caso, o grande tema do livro é o fato de que nos momentos em que estamos mais desligados de uma tarefa específica, vamos abastecendo o sistema lógico que vai encontrar a solução dessa tarefa.Logo, segundo ele e também John Cleese no livro "Criatividade", existe um certo tipo de procrastinação que é na verdade uma abstração. Uma ligação silenciosa entre pontos.
Em "Roube Como um Artista" (livro que sempre recomendo), um dos tópicos explora bastante a importância dos hobbies e projetos pessoais na rotina criativa."Um hobby é algo que é só para você. Você não tenta ganhar dinheiro ou ficar famoso com isso, faz apenas porque o deixa feliz. Um hobby é algo que dá e não tira."O autor também cita como é bom passar um tempo entediado, de reservar tempo para distração.

O lance é que encontrar algo capaz de te desligar da realidade por uns momentos aqui e ali, de alguma forma, auxilia a pensar melhor, resolver melhor e trabalhar melhor quando você volta pro mundo real.Quem nunca descobriu a solução de um problema enquanto estava no banho, ou lavando louça?Mas lavar seus pratos (e suas partes) é obrigação. Não um passatempo. Imagine ter as mesmas ideias enquanto faz aquilo que te dá satisfação.Ter hobbies, seja lá quais forem, além de prazeroso (masturbação não é hobby), tira você do estado de alerta constante e gera benefícios tangíveis.
No meu caso o hobby escolhido foi o ciclismo. O que começou como rápidas pedaladas de 1 hora evoluiu para algumas sessões de pedal na estrada, uma descida de bike desde São Paulo até Santos, duas provas de ciclismo e algumas idas semanais ao escritório.

Em 2022 pedalei 900km o ano inteiro. Já em 2023, acabei de ultrapassar os 1.700km. Não é um número absurdo, mas me faz funcionar bem. Quando fico 1, 2 ou 5 horas sem música, só concentrado em ir em frente e não ser atropelado, a clareza é assustadora. Me sinto mais produtivo e menos ansioso que nunca. Mas eu não sou exceção:
Um estudo da Sociedade Americana de Medicina Psicossomática (eu nem sabia que isso existia) aponta que atividades de lazer impactam positivamente não apenas o bem estar psicológico como também físico, pressão arterial, massa corporal e até funções fisiológicas.
Ou seja: um hobby vai te ajudar na criatividade, ansiedade, saúde emocional e ainda pode te fazer cagar melhor.
Incrível né?
Qual o seu hobby?