O fantástico mundo dos podcasts fora da casinha

Achou que todo podcast fosse um "mesa cast"? Pera aí..

Podcast é um negócio muito parecido com comida agridoce, tipo abacaxi na pizza: tem quem goste, tem quem não entenda o propósito, mas principalmente, tem gente ganhando dinheiro, alcance e audiência com isso.

Hoje uma quantidade considerável de pessoas acredita que só existem podcasts no formato roda de conversa (Mesa Cast), assim como muitos pensam que comida agridoce é só pizza com abacaxi ou temaki com aquele molho vermelhinho. 

Não é bem assim. 

Ter passado os últimos dias em gravação para a nova temporada do Hotmart Cast me colocou em boas conversas sobre outros podcasts que existem por aí e são apenas excelentes. Podcasts em formatos diferentes, outras mídias, idiomas e até podcasts com 0 padrão de periodicidade ou linha editorial. 

Hoje eu trago 5 podcasts que podem te fazer conhecer muito mais sobre o gênero e ainda identificar formatos que vão te agradar! Vem comigo:

Escriba Café

Esse aí é apenas um dos podcasts em atividade há mais tempo no Brasil. É criado, produzido e apresentado por Christian Gurtner. 

O Escriba segue uma estrutura de contação de história, sendo principalmente narrado, com trechos bem descritivos sobre fatos, locais e mitos marcantes na história da humanidade. Os episódios contam com trilha sonora, pesquisa bem aprofundada sobre os temas e sempre elementos que surpreendem mesmo os mais nerds de algum assunto específico como a história do Rei Arthur, as percepções sobre a morte ou até mesmo o que aconteceu em Pompéia (a cidade na Itália, não o bairro de São Paulo). 

Uma das coisas que me fazem gostar muito do Escriba Café é ele ter um formato completamente diferente de tudo o que é mais conhecido e, ainda assim, ter audiência grande e fidelizada por mais de 10 anos. Não existe uma periodicidade definida, então cada episódio chega meio de surpresa e raramente vai durar mais de 30 ou 40 minutos. Dá pra perceber o nível de cuidado aplicado ali!

The Diary of a CEO

Ainda meio desconhecido no Brasil, é um dos podcasts de negócios mais populares do Reino Unido. O apresentador é um empresário chamado Steven Bartlett, que teve muito sucesso já aos 20 e poucos anos e hoje entrevista vários tipos de personalidades, desde artistas e psicólogos a outros empresários na cozinha de sua casa e puxa o papo sempre para o lado da desconstrução de histórias ou conceitos.

Tem ali alguns elementos que eu não curto tanto, como exemplos muito individuais, mas o podcast funciona muito bem. Em um dos episódios ele extrai diversos insights valiosos do Malcolm Gladwell. Em outro, navega por toda a história de vida a Maisie Williams (A Arya, de Game of Thrones) em um papo bem leve. 

Gosto de como ele tem o mesmo tom de voz em todos os episódios, de como ele trata os convidados e principalmente de como os episódios são bem montados. Vale muito conhecer.

Presidente da Semana

Uma das raras vezes que me vi maratonando um podcast, foi com o Presidente da Semana. O programa foi lançado em 2018 por um jornalista da Folha chamado Rodrigo Vizeu. Os episódios contam a história muito bem detalhada de cada presidente já eleito no Brasil, desde Deodoro da Fonseca. 

Aborda os escândalos, os fatos que transformaram cada presidente em uma figura popular, os pontos altos e baixos de cada administração e eventualmente entram falas de convidados externos para complementar o episódio.

Assim como no Escriba Café, o nível de pesquisa e dedicação é admirável! E um podcast que se compromete com essa temática merece muito crédito ao transformar a história política do país em um conteúdo de entretenimento, informação bem construída e rápida de consumir. 

Disgraceland

De todos os podcasts que escuto, esse aqui é certamente o mais fora da casinha! 

Aproveitando o grande hype dos programas focados em true crime, os criadores do Disgraceland focaram na elaboração de um programa que mistura crimes reais com astros da música e consegue, ao mesmo tempo, ser divertido de ouvir e difícil de acreditar.

Desde o passado familiar complexo de Marvin Gaye até o esfaqueamento de um dos membros dos Beatles, os episódios do Disgraceland são carregados de surpresas inimagináveis. 

Os caras acabaram de chegar na décima temporada e acredito que ainda vão render muitas outras. 

Embora não esteja entre meus preferidos, acabo consumindo por ser um formato singular, bem roteirizado e que gera ótimos papos na mesa do bar.

Noites Gregas

Tive muitas surpresas agradáveis em 2022 e uma delas foi a descoberta do Noites Gregas. Primeiro porque sou apaixonado por mitologia grega, segundo, porque é agradável demais ver podcasts “diferentões” ganhando alcance!

Quem cria e conduz o Noites Gregas é o professor Cláudio Moreno. Ele traz um tom de muita leveza nos episódios e ainda fornece materiais complementares de estudos para quem é apoiador do projeto. 

As histórias dos deuses, mitos e locais clássicos da mitologia ganham um pouco de sarcasmo e são até contextualizadas com o período. 

São poucas as pessoas que entregam alto nível de carisma quando a temática de um podcast é história clássica, e aqui isso acontece como se o professor tivesse vivido entre a criação dos mitos gregos.

Menções honrosas:

  • Mamilos

  • Xadrez Verbal

  • Lendo em Voz Alta

  • Depois Daquele Hit

Como fã e apresentador de podcasts, estou sempre afim de conhecer novos projetos e recomendar para outras pessoas! Se você conhece algum podcast interessante, me envie!

E caso você queira descobrir mais podcasts, minha dica é:

Vá além do Spotify. A Amazon Music conta com dezenas de podcasts exclusivos distribuídos através da Wondery. Há também programas exclusivos na Deezer, Apple Podcasts, entre outras plataformas.