- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- 🚨 Não alimente os Urubus! 🤢
🚨 Não alimente os Urubus! 🤢
Eles vão te perseguir pra sempre
Existem dois poderes combinados que fazem com que a vida de qualquer profissional fique melhor e, ouso dizer, dê certo. Só que esses dois poderes são constantemente ameaçados por um ser bastante comum que evolui tão rápido quanto o mofo naquela sua marmita esquecida na geladeira sabe-se lá por quanto tempo: o Urubu Alarmista.
O Urubu Alarmista, diferente de muitas aves, sobrevive em qualquer ambiente e não precisa só de carniça. Basta sentir o cheiro de novidade e lá está ele, dizendo que não vai dar certo, que tem coisa errada na sua forma de criar ou executar, e ele até torce para que você fracasse, assim ele poderá dizer que acertou mais uma previsão.
Tal ave de aspecto sombrio e palavras amargas prolifera com certa facilidade em habitats como Linkedin, mas bota ovos por todo canto para evitar que você combine os dois poderes que blindam sua carreira:
Ser generalista;
Ter otimismo.
Pronto, falei de otimismo e você já imaginou um Ursinho Carinhoso soltando amor e alegria do peito, espantando pra longe o bendito urubu, certo?
Calma: todo mundo sabe que a vida não é um morango. Mas vem comigo, porque otimismo é ingrediente de sucesso. Pense em todo presidente eleito que puder lembrar: eles sempre surfam no discurso da esperança.
Tristeza e raiva atraem cliques, mas esperança vende. Esperança converte.
Sem ter a esperança de que uma ideia vai funcionar, vai prevalecer, vai se tornar algo valioso, você já começa com um projeto destinado às ruínas, e isso foi algo que aprendi empreendendo, que a primeira pessoa a acreditar com todas as forças no sucesso de algo precisa ser quem cria aquilo.
Por outro lado, excesso de otimismo com pouca ou nenhuma capacidade técnica é a fórmula que o Coyote usa em todas as tentativas frustradas de prender o Papa-Léguas, e sempre acaba com a cara na parede.
Não acredito em lei da atração e derivados. Acredito que o alinhamento perfeito vem quando esperança encontra conhecimento.

Tem dia que o maior inimigo da esperança nem é externo
Para tirar algo da cabeça e transformar em realidade, muito provavelmente você precisará de novas habilidades ou mão de obra especializada, o que custa caro. É mais barato ser curioso e abraçar o empirismo.
Aí volta o lance de ser otimista: sem acreditar que você é capaz de executar aquela desgraça de ideia que no começo era divertida e agora perde seu sono, você nem começa a explorar novos campos de conhecimento.
A falta de otimismo elimina qualquer sopro de curiosidade.
E sabe quem tá o tempo todo te fazendo questionar isso? O Urubu Alarmista, sempre com um post, reel, story que em vez de te dar coragem, poda o desejo e te causa dúvida.
Porque a dúvida te faz adiar os planos e viver na hipótese.
E como eu sempre gosto de provar que nem tudo aqui sai do suvaco, há pesquisas reais e de gente muito mais esperta que eu sobre o impacto que o tipo de conteúdo que você consome tem na sua saúde mental!
As cientistas Christopher Kelly e Tali Sharot conduziram um estudo enorme sobre padrões de navegação na internet e suas consequências nessa grande massa que chamamos de cérebro.
Resumindo de maneira geral, quanto maior a exposição aos materiais “negativos”, pior o humor da pessoa após o consumo. A gente precisa se blindar.
Se quer tirar algo do papel, fuja dos urubus e cultive esse mix entre esperança e conhecimento.