- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- Você já morreu e não sabe?
Você já morreu e não sabe?
Fica no ar a questão
Muita coisa tem acontecido de umas semanas pra cá.
Entre me demitir, abrir um cnpj novo, passar o natal com a família da namorada… Tudo rende algum caso peculiar que rende mil reflexões. Inclusive, tá aí uma nova perspectiva de vida: namorar uma japonesa.
Não faço ideia de como os japoneses no geral se comportam lá na terra do Sol nascente, mas gosto de observar como a digníssima e sua família são. Claro que rola um mix entre a cultura nipônica trazida pelos avós e bisavós com a cultura brasileira, mas é nas sutilezas que percebemos os traços de comportamento social.
Existe uma ideia plantada de que no geral, japoneses são quietos e mal se comunicam, não se expressam direito e simplesmente aceitam muita coisa. Já o estereótipo do brasileiro médio é ser uma pessoa expansiva, sempre sorridente, fácil de lidar.
É verdade e mentira.
De fato, quase toda pessoa de família japonesa que conheço é mais reservada e ligeiramente introspectiva. Por outro lado, e isso não tem nada a ver com anatomia… São altamente expressivos!
Essa galera não consegue esconder uma reação clara de surpresa, choque, alegria, ranço. A qualquer sinal de uma informação diferente do esperado, você percebe todo tipo de alteração passando pelo rosto.
A primeira dama mesmo já me forneceu material para pelo menos 450 figurinhas de Whatsapp!
Existem muitas formas de se comunicar com o mundo.
Durante o final de semana eu acompanhei de perto os bastidores de um curso prático em persuasão. Eram mais de 4 mil pessoas online soterrando nosso chat com dúvidas, mensagens aleatórias, até mesmo discussões.
Ah, tem isso, também fui chamado para ser CMO de uma escola de criatividade e cultura. Isso é papo para outra news.
Voltando: Quase todas aquelas pessoas estavam ali porque sentem que não conseguem se comunicar.
Primeiramente, só não consegue se comunicar quem já morreu. Uma expressão facial, um abraço, aperto de mão, uma levantada de sobrancelha… Tudo isso comunica, tudo isso passa alguma mensagem.
Inclusive a grande dor da pessoa solteira é entender qual dessas mensagens é um “vá adiante” ou apenas expressão genuína!
Talvez o seu problema ou de pessoas próximas não seja não saber se comunicar e sim não saber estruturar sua comunicação.
Em algum momento na vida a gente aprende a verbalizar tudo, e isso vem depois de aprender a sinalizar o que desejamos ou não. Quem não chora, não mama. Isso é um fato enraizado antes mesmo de aprendermos a falar!
Se eu fosse traduzir para a vida adulta: quem não se expressa, não ganha. Vira uma versão menos infantil e divertida, é o ditado popular de acordo com RH e Compliance.
Você já tem o que precisa
Uma comunicação bem estruturada não tem tanto a ver com sua voz, sotaque, vícios de linguagem ou timidez. Ela tem a ver com o seu objetivo e como expressá-lo!
Essa é a dica número 1 para vencer barreiras de comunicação.
A segunda dica em relação a estruturar bem sua fala (ou escrita) é desenvolver síntese. Como você explicaria aquilo que deseja em 2 minutos ou menos? Como explicar seu trabalho em um tweet? Como transformar um audio de 5 minutos em um texto de 3 parágrafos?
Todas essas perguntas são exercícios que facilitam seu poder de síntese!
A grande beleza da comunicação é que não tem jeito certo e errado, tem o seu jeito. E ele pode funcionar melhor ou pior.
Você já tem uma voz, um cérebro e uma área de atuação. Com isso em mente, saiba que todo lugar do mundo é um possível palco!
Comunicação é fundamental, mas não é a única grande habilidade que vai te manter em crescimento mesmo quando o mundo for dominado pela Inteligência Artificial e nós tivermos que fazer escambo de matéria prima…
Eu acabei de postar (literalmente meia hora atrás) um vídeo especificando 4 habilidades para chegar mais longe e dominar seu mercado. Que tal ir até lá e saber quais as outras três?
Imagine quanta gente habilidosa e talentosa não fica pra trás no mercado por não ter desenvolvido algo que pode ser altamente benéfico?
Ninguém odeia alguém que sabe comunicar bem e usa isso de forma honesta!
Vai lá! Aproveita e se inscreve 😉
