Os grandes ovos da Gracyanne

Ovacione-se

Ovos de luxo. Será?

Nada poderia ter me preparado para a última segunda-feira. 

Acordei com a sensação de ter sido atropelado após um show inesquecível do Oasis na noite anterior, e também atrasado para ir ao aeroporto. Assim que pousei em Salvador, comecei a ver mensagens pipocando em grupos: 

“Ces viram que a Gracyanne Barbosa lançou ovos de grife?”

Eu já sabia que não tinha como ser sério. E não sou nenhum gênio da comunicação, apenas sei que certas personas são mestras em captar a atenção das massas e, caso você não tenha reparado até hoje, a Gracyanne é uma dessas pessoas. 

A essa altura da semana todo mundo já sabe que foi uma campanha do Canva, inclusive eu soltei um vídeo sobre isso antes da revelação (assista apertando aqui). Ainda assim, vale demais aprofundar nessa habilidade quase natural da nossa musa proteica, a maromba dos marombas. 

A prova da maestria dessa mulher

Notícia que ganhou a internet em julho de 2016:

“Com intestino preso, Gracyanne fica horas no banheiro e Belo pensa que ela foi sequestrada” - Revista Quem

Manchete notável em janeiro de 2025:

“Gracyanne Barbosa consome 55 vezes mais ovos do que brasileiro comum; 'ovômetro' monitora consumo no BBB” - G1

Maio de 2025:

“Gracyanne Barbosa diz que virou mãe reborn: 'Podem me julgar, mas me trouxe felicidade' “- F5

Ainda em maio:

“Gracyanne Barbosa conta que ainda mora com mãe e filha do Belo” - GShow

Eu poderia passar uma lista quase infinita com ações e falas ditas por ela, mas já temos o necessário para reforçar um ponto: ela sabe sequestrar a atenção do público.

E o que diabos isso tem a ver com você? 

Tudo.

Ou você chama atenção, ou você chora

A campanha fake criada pelo Canva em parceria com a Gracyanne Barbosa faz parte de uma abordagem que o Canva tem aplicado baseada no Marketing de Guerrilha, um marketing que não parece tanto com marketing e ainda custa menos. 

A grande premissa de ações assim é causar uma atração irresistível ao tema da campanha e, para isso, é preciso pensar em abordagens extremas logo de início, porque o ordinário não se destaca, não atrai gente, não causa olhares de curiosidade e até repreensão.

Seja em Marketing de Guerrilha ou no cotidiano, vence no jogo da comunicação quem é um bom sequestrador de atenção

Você pode mandar bem nisso no estilo Gracyanne, através de falas e ações que beiram o absurdo, ou você pode fazê-lo atacando diretamente a curiosidade das pessoas!

Por exemplo, se eu quero mostrar que meu método de emagrecimento funciona, eu não digo “venha ser saudável e magra". Eu mostro algum caso real de sucesso e já deixo escancarado na abordagem: “Ele era obeso e agora faz provas de endurance: como pessoas comuns atingem o extraordinário”.

Achou puxado? Parece, mas não é extremo. É um caso real! O meu mesmo, que pesava quase 130 kg e cheguei a 91, agora 95. Parecia uma bisnaga gigante, agora pelo menos tenho o mínimo de preparo físico. 

Existem infinitas formas de contar a verdade manobrando as palavras e sendo fiel aos seus valores de marca!

A grande pergunta a ser feita é justamente essa: Como eu posso sequestrar alguns segundos de atenção das pessoas de forma irresistível para elas?

Esse é o segredo, pensar no que as pessoas consomem, não naquilo que você deseja. O que você deseja é a coisa menos importante quando a meta é chamar atenção.

Chamar a atenção assim é só uma parte de qualquer boa campanha de guerrilha! No vídeo que fiz analisando a campanha do Canva que já havia usado a Xuxa e agora a Gracyanne, eu abordo outros dois princípios fundamentais para chamar a atenção de quem você deseja, mesmo sendo uma marca ou negócio pequeno:

É só clicar na imagem, fera

Seu clique me ajuda a comprar os gracyovos!

O que não ignorar a partir de hoje:

  • Atenção é uma das moedas mais valiosas da atualidade;

  • Existem formas de ser chamativo com seriedade, mas com humor é mais fácil;

  • Quem não aprende a captar olhares de curiosidade, vai sofrer para conquistar mais clientes e público

Até semana que vem!