- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- Como o IBGE pode curar sua tristeza?
Como o IBGE pode curar sua tristeza?
Tenho uma novidade boa no final!
Chá revelação de realidade
Dois dias atrás pude palestrar para 70 empresários e foi uma experiência maravilhosa! Ao final da apresentação, rolou um bate-papo ali no palco mesmo e me perguntaram sobre orientações para quem empreende e está desanimado, desanimada… E respondi: “Olhe as estatísticas e sua tristeza vai passar”.
E eu não tô zoando!
Segundo o IBGE, somente 7,6% da população ganha mais de 5 salários mínimos por mês, o que seria algo em torno de R$ 7.500. Mais de um terço do Brasil vive com até um salário mínimo e outro terço está com um a dois salários. Ou seja: ao ganhar mais que 7 mil por mês, você faz parte de uma fatia muito rica no Brasil. Não parece, né?
Por incrível que pareça, num país tão pobre, a maior parte das pessoas não enxerga que ser próspero é ser rico. Na verdade, a maioria absoluta das pessoas entende que prosperidade é ter uma reserva financeira e previsibilidade, isso foi o que uma pesquisa recente do Itaú em conjunto com a Consumoteca.
Se bobear você tá muito melhor do que imaginava, fique feliz:

Dados do IBGE
Essas informações acima são cruciais para entendermos que a maior parte das pessoas não deseja o extremo.
A maior parte das pessoas deseja o suficiente.
Habilidades obrigatórias
Aprender o que as pessoas desejam é obrigatório quando você precisa trabalhar sua comunicação com elas, tentativas de convencimento, até mesmo conversinhas na roda de fofoca do trabalho!
Pouca gente sã vai realmente se identificar com a promessa surreal de riqueza exponencial de um guru que ostenta super carros e viagens milionárias, quem se identifica com isso é normalmente a turma da porta dos desesperados. Pessoas sérias desejam aquilo que é atingível e palpável.
Parte da razão de eu saber disso é o fato de essa habilidade em entender o que pessoas desejam ter sido uma das grandes alavancas da minha vida. Foi alinhando habilidades básicas de persuasão e avançadas de marketing que tive o privilégio de sair daquele terço mais pobre do Brasil e chegar a uma pequena fatia mais sortuda!

E sabe o que dá uma paz no coração?
Saber que você não precisa enganar ninguém no processo de convencimento e persuasão! E veja bem: todo mundo precisa convencer ou impressionar alguma pessoa em algum momento.
Saber persuadir vai te fazer ganhar dinheiro? Sei lá, persuasão serve pra tudo! Como você usa é responsabilidade sua, só espero que use consciente.
Unir seu principal conhecimento com as habilidades de vendas, isso sim vira o jogo. É com essa união que as coisas começam a ganhar ritmo. Eu sei de duas forças minhas que foram potencializadas. Análise de dados e síntese.
Ter aprendido a apresentar relatórios chatos como informações valiosas deu um impulso brutal por aqui.
Nós temos medo de vender, medo de persuadir, medo de pedir. Por um lado, o medo é da resposta negativa. Por outro, o medo de sequer sermos compreendidos.
Isso cria uma barreira geradora de frustrações.
O caminho das pedras
Por não saber como falar para outras pessoas o que você precisa que elas façam ou deseja que elas façam, muitas coisas não andam. Sua empresa não vende, sua carreira não deslancha, você não pede, ninguém sabe que você quer, fica todo mundo inerte.
Todos os meses eu tenho a oportunidade de conversar com dezenas de empresas que crescem, algumas que andam de lado, outras que perdem espaço, e quase sempre existe uma causa muito forte que leva a qualquer um dos cenários, e essa causa é a lógica de convencimento da sua audiência, do seu público final!
Um dos passos para dominar a lógica é entender o que as pessoas desejam. Outro passo é entender o que elas repelem, o que elas enxergam como inimigo. E existem outros três passos…
Esses eu revelo na minha primeira aula gratuita de marketing e comunicação no Youtube! (achou que eu não ia ser malandro, né?)
Faz tempo que eu desejo levar um pouco do material compartilhado em palestras para um ambiente mais amplo, e decidi que farei vídeos semanais, por puro prazer, trazendo aprendizados simples e rápidos que vão te ajudar nos negócios e na carreira!
O primeiro foi ao ar ontem, você pode conferir clicando aqui ou na imagem abaixo:
Aprender a persuadir de forma ética e sem ser chato mudou minha vida de forma imensurável! Não sei se vai mudar a sua, porém acredito que deve ajudar a contornar muitas situações corriqueiras.
Os próximos vídeos sairão toda terça-feira. Sempre com duração curta, sem enrolação e com muita vontade de entregar o que posso.
Assista, compartilhe e não deixe de enviar seu feedback!
Um forte abraço,