- A Fábrica das Boas Ideias
- Posts
- Clique aqui para aumentar sua... criatividade em 2025
Clique aqui para aumentar sua... criatividade em 2025
Método infalivel e já comprovado por artistas
“O meu é maior que o seu”.
Poderia ser uma frase maldosa, mas aqui ela ganha outro aspecto. Tô falando de repertório! De estudo, pesquisa sobre criação. E convenhamos, o tamanho não importa, desde que seja… vivo.
Repertório bom é vivo, é atualizado todo santo dia. Apesar de eu não curtir Bukowski, ele tem uma fala muito boa sobre exercer sua profissão:
“Eu escrevo como uma função. Sem ela eu ficaria doente e morreria. É uma parte de nós tanto quanto o fígado ou o intestino, e quase tão glamuroso”.
Mas veja bem, é muito difícil realizar sua função 100% do tempo sem se atualizar.

Imagem meramente ilustrativa
Até máquinas e softwares recebem atualizações. Seu iPhone, sua TV. Tudo se atualiza, e como você está se atualizando?
Eu, particularmente, tive problemas sérios de criação em um período que precisava escrever muito. Foi um dos efeitos do Covid, seis meses de disfunção cognitiva. Ainda bem que eu não estava palestrando tanto, mas foi desesperador.
Anúncios que antes me tomavam no máximo 20 minutos, agora demoravam 4, 5 horas. Até responder perguntas e fazer tarefas cotidianas que envolviam decisões era complicado.
Aprendi ali que dentre várias atividades, a leitura facilitaria meu retorno a um estado de normalidade.
De lá pra cá, alguns livros, principalmente sobre criatividade em si, mudaram minha vida. Fiz uma lista com meus 7 livros preferidos sobre criatividade, e espero que pelo menos um deles seja útil para você!
Também adianto aqui que fiz a lista também no podcast Além das Boas Ideias. Lá eu entro em mais detalhes sobre cada livro e ainda faço isso em menos de 15 minutos!
Vamos aos livros?
1. "Daily Rituals" do Mason Currey;
Este é daqueles que você pode ler aos pouquinhos, todo dia. O Currey pesquisou a rotina de mais de 140 figuras públicas criativas. Spoiler: a maioria cria por 3 a 6 horas por dia. Ótimo pra entender a importância de dedicar tempo à sua arte, seja ela qual for.
2. "O Ato Criativo: Uma Forma de Ser" de Rick Rubin;
Melhor livro que li em 2024, sem dúvida. O Rubin é um produtor musical genial e meio doido. Ele fala muito sobre o benefício do caos e de deixar as coisas fluírem naturalmente. Leitura fluida e inspiradora.
3. "Roube como um artista", Austin Kleon;
Primeiro da trilogia do Kleon, traz 10 dicas sobre criatividade. Minha favorita? "Escreva o livro que você quer ler". É sobre criar o que você tem vontade de consumir, não o que o mercado pede.
4. "Mostre seu trabalho", Austin Kleon;
Continuação do anterior, este é ótimo pra autônomos e profissionais liberais. Ensina como fazer seu trabalho chegar a mais pessoas de forma simples e eficaz, sem recorrer a práticas extremas de marketing ou exposição.
5. "Siga em frente", Austin Kleon;
Esse livro me ajudou muito quando tive aquele problema de saúde! Fala sobre manter a criatividade nos altos e baixos da vida. A mensagem principal? Esqueça o substantivo e foque no verbo. Menos pensar, mais fazer.
Eu literalmente chorei enquanto lia
6. "A Arte Importa", Neil Gaiman;
Uma leitura rápida e poderosa. Gaiman compartilha sua jornada artística e mostra como pessoas comuns podem colocar sua arte no mundo. O mantra do livro é inspirador: "Seja valente, seja rebelde, escolha a arte, ela importa".
O gênio do Monty Python traz reflexões profundas sobre criatividade. Ele fala sobre correr riscos, dar saltos imaginativos e a importância de se conhecer. O livro mistura humor com citações de estudos científicos sobre criatividade.
Esses livros são verdadeiras minas de ouro para quem quer expandir os horizontes criativos. Não importa se você se considera uma pessoa criativa ou não, tem algo valioso pra todo mundo aqui.
O legal é que a maioria desses livros são leituras rápidas. Dá pra engolir em poucos dias. Só o "Daily Rituals" que é mais denso, mas vale cada página!
Só te digo uma coisa: invista nessas leituras.
Garanto que vão ajudar a resolver problemas, aumentar seu repertório e, quem sabe, te fazer ver o mundo de um jeito totalmente novo em 2025!
Qual livro você tem lido por aí?