💉🧠 Já fez harmonização facial das ideias?

Fazer tudo igual pode matar sua criatividade!

Ontem fiz uma tatuagem de pudim. E antes que vocĂȘ se pergunte qual tipo de pessoa faz uma tatuagem de pudim saiba uma coisa: eu jĂĄ tinha outra tatuagem de pudim. Assim como tambĂ©m tatuei a frase em latim “nescio quo scriptum est”. Em tradução literal, “nĂŁo sei o que estĂĄ escrito”.

Nenhuma dessas tatuagens tem significado, mas todas elas significam algo. Assim como os seus posts em rede social, suas figurinhas de Whatsapp, suas piadas internas com um grupo de amigos, os quadros da parede que vocĂȘ escolheu
 Todas essas coisas significam que temos alguma identidade, alguma personalidade.

Fala se nĂŁo Ă© uma coisa fofa?

Que em algum grau, somos pessoas autĂȘnticas. Encontramos itens fĂ­sicos e visuais que representam um pouco do que somos ou queremos ser. Às vezes queremos ser como os personagens dos EstĂșdios Ghibli! Fofos, curiosos, emocionados.

Essa trend recente com todo mundo se colocando em cenårios de animaçÔes mostrou o poder do Chat GPT e me fez questionar outro lado da moeda, que nem é o lado ético:

A autenticidade estĂĄ morrendo?

Beleza, nĂŁo quero estragar a diversĂŁo de ninguĂ©m, mas Ă© curioso que vocĂȘ tenha uma das ferramentas mais poderosas do mundo em mĂŁos e a utilize somente para
 replicar o que jĂĄ existe. Vi um tanto de gente comentando que a partir de agora reduziria o time de design ou redação porque o GPT seria capaz de replicar o que precisassem.

Calma lĂĄ meu jovem gafanhoto.

Existe uma enorme distĂąncia entre ser capaz de fazer, e fazer de forma espetacular.

Pense em um Negroni (dificil falar disso após o Calvo do Campari ter ferrado tudo). Um dos coquetéis mais simples do mundo, ele consiste em 3 partes iguais de Campari, gin e vermute, um pouco de gelo e um toque de laranja. Quase impossível de errar, ainda assim existem Negronis excelentes e outros horríveis.

A experiĂȘncia de quem executa uma criação Ă© fundamental para nĂŁo transformar a ideia genial em um picolĂ© de chuchu.

Acredito que a autenticidade mora nas pequenas coisas que fazemos, vivemos, aprendemos. Quando tudo Ă© parecido, quando tudo Ă© meio pasteurizado, nĂŁo desenvolvemos um senso de gosto pessoal. Ficamos Ă  mercĂȘ do que todo mundo estĂĄ fazendo e nem sabemos do que realmente gostamos.

Se a gente não provoca, não testa limites, não estressa uma ideia, tudo o que sai é sem graça, sem identidade. E quase nada que é genérico serå lembrado por muito tempo!

Quando só surfamos no hype sem um olhar de “e se
”, nos tornamos marcas “esquecíveis”!

Mas dĂĄ para aproveitar os hypes legais e ainda alimentar sua autenticidade no meio do caminho.

Autenticidade nĂŁo Ă© sobre fama e nĂșmeros, Ă© sobre identidade e lealdade.

Sua caixa ou fone bluetooth sĂŁo de quais marcas? JBL?

JBL nĂŁo Ă© ruim, mas vocĂȘ jĂĄ ouviu falar da Kuba Audio?

Kuba Ă© uma fabricante brasileira de fones de ouvido, e com uma proposta meio maluca de fazer com que vocĂȘ nĂŁo precise comprar muitos fones com eles. Isso porque eles contam com peças substituĂ­veis, arcos em madeira e design que remete aos estĂșdios profissionais.

A JBL Ă© gigante, mas a Kuba Ă© adorada entre fĂŁs do ĂĄudio de qualidade e de produtos durĂĄveis.

Quem usa Kuba nĂŁo atrapalha o rolĂȘ do outro na praia

Quando autenticidade e qualidade se unem, Ă© mĂĄgico! Aqui, a Kuba criou uma tribo de fĂŁs, e fĂŁs sĂŁo os melhores tipos de compradores.

Quanto mais as pessoas fazem tudo igual, maior a necessidade em ser diferente.

Comentei sobre a decadĂȘncia da autenticidade e formas simples de nĂŁo perder o que te torna Ășnico ou Ășnica no episĂłdio mais recente do AlĂ©m das Boas Ideias!

Em menos de 17 minutos vocĂȘ vai perceber que o problema da autenticidade vai desde as batatas fritas em restaurantes ao cafĂ© de hotel que bebemos. Bora lĂĄ?

❝

My fear now is of cliche, of complacency, of not being able to feel authenticity in myself and those around me.

- John Hawkes.

Coisas que podem fazer bem para a sua mente:

Se quiser trocar uma ideia, sĂł responder este e-mail!

Nos vemos semana que vem ;)